9. December 2010 23:40

Chocolate combina com o que?

Não é difícil enumerar milhares de combinações deliciosas, que só de pensar, me deixam com água na boca. Das mais básicas como morango com chocolate até as mais diferentes, porém não menos saborosas, como com azeite de oliva extra virgem, vinagre balsâmico, jasmim, curry...

Em NY existe uma loja de chocolates super bacana e moderna, chamada Vosges (http://www.vosgeschocolate.com) que oferece aos clientes uma experiência um tanto inusitada com o chocolate. Trata-se de uma linha que leva bacon defumado misturado ao mais fino chocolate. Sim, vc leu certo: B-A-C-O-N!!!! Vc poderá provar as barrinhas de chocolate, os caramelos cobertos com chocolate ou a mistura para panquecas, tudo com pedacinhos crocantes de bacon. E aí, quer provar e me contar como foi a experiência?! Se eu não fosse "peixetariana", juro que encararia o desafio, só por curiosidade!

 

Foto: Reprodução

Não se preocupe se as combinações exóticas não forem muito a sua praia. Na loja vc encontrará bombons mais básicos e maravilhosos, que valem cada caloria. Recomendo especialmente os "caramel marshmallows", que são feitos com marshmallow a base de baunilha Bourbon, pedacinhos de caramelo com um toque de sal e cobertos com chocolate amargo: I-N-C-R-Í-V-E-L!!!

 

Foto: Reprodução

Fica então a dica para quem for passar o fim de ano na Big Apple!

 

 

Tags:

3. December 2010 00:39

Minha Grande Paixão: OVOMALTINE

Ontem a noite estava tão quente e fiquei morrendo de vontade de tomar sorvete; mas não queria qualquer sorvete.... Pensei: vou colocar um pouco de Ovomaltine crocante em cima para ficar mais gostoso. Hummm! Essa é sempre uma ótima idéia.

Mas ainda não estava satisfeita. Queria mais sabor e eis que decidi preparar uma calda "hot fudge" para o meu sorvetinho. E por que não usar Ovomaltine no lugar do chocolate?! Pausa no projeto verão, mas acho que é totalmente justificável, afinal, estou falando de OVOMALTINE!!!! E lá fui eu para o fogão, quase meia noite!!

O resultado: I-N-C-R-Í-V-E-L!!!!! Vale cada caloria!! Uma pessoa que gosto muito me disse uma vez que tudo o que a gente come com gosto não faz mal e nem engorda, então resolvi seguir esse lema e ser feliz (e magra - pelo menos por essa teoria!!).

 

Foto: Arquivo Pessoal

Quer a receita? É muito fácil e rápido de fazer; não requer prática nem habilidade na cozinha!!

Ingredientes

2/3xíc leite condensado

1/3xíc leite

1/2xíc açúcar

1xíc de Ovomaltine

1cs cacau em pó

3cs de manteiga

Modo de Preparo: levar todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo constantemente por cerca de 10min ou até a calda atingir uma consistência mais espessa. Vc pode servir a calda tanto fria quanto quente. Fica realmente deliciosa!

 

Foto: Arquivo Pessoal

Tags:

3. December 2010 00:26

Quinoa

Estou na minha fase "quinoa".... Como todos os dias e até agora não enjoei. Acho que é um ingrediente super versátil, que pode ser usado em vários tipos de receitas. Ainda não tinha testado usar os grãos em nenhuma receita doce (os flocos já usei na minha granola caseira e nas barrinhas de cereais que faço), então esses dias fiz uma experiência que ficou bem gostosa.

Para quem quiser provar, é uma receitinha só com ingredientes super saudáveis, ainda no clima do projeto verão!!

Ingredientes

3/4xíc de grãos de quinoa

3xíc de leite desnatado

1 gema

3cs açúcar mascavo

1cc canela

1cc essência de baunilha

4cs uvas passas

2cs castanha do pará

Modo de preparo: levar ao fogo baixo a quinoa previamente lavada com 2,5xíc de leite, a canela e a baunilha, mexendo sem parar até que os grãos da quinoa fiquem macios. Em uma tigela misturar a gema, 0,5xíc de leite e o açúcar e acrescentar aos ingredientes que estão no fogo. Mexer constantemente por cerca de 5min. Acrescentar as uvas passas e a castanha do pará em pedaços e misturar bem. Colocar em forminhas ou potinhos de sobremesa e levar a geladeira. Vc pode servir puro, com iogurte desnatado, acompanhado do purê de damasco preparado na receita do creme de ricota, fazer uma caldinha com mel ou açúcar mascavo... Enfim, pode dar o seu toque e tornar essa receitinha ainda mais saborosa!

 

Foto: Arquivo Pessoal

Tags:

3. December 2010 00:06

Projeto Verão

As férias de verão se aproximam: as academias e parques ficam lotados, as vendas de revistas que tratam de saúde e bem estar e que sempre trazem receitas para dietas milagrosas aumentam, o risoto delicioso de brie com aspargos dá lugar a saladinha na hora do jantar... É hora de correr atrás do prejuízo para estar em forma até o Reveillon!!

Mas para quem, assim como eu, não abre mão de um docinho depois das refeições e no fim da tarde, desenvolvi uma receitinha super fácil e rápida de preparar, com muito sabor, refrescante para esses dias quentes e, o melhor de tudo, com baixas calorias!! É um creme de ricota que pode ser servido com damascos, ameixas, tâmaras, goiabada light...

Ingredientes:

100g de ricota light

100g de creme de leite light

100g de iogurte desnatado

2cs de mel

100g de damascos secos

Modo de preparo: no liquidificar bater a ricota, o creme de leite, o iogurte e o mel, até obter uma mistura homogênea. Vc pode substituir o mel por adoçante culinário, açúcar demerara ou açúcar mascavo. Colocar o creme em copinhos e levar a geladeira por pelo menos 1h.

Os damascos (ou tâmaras ou ameixas) precisam ficar de molho por pelo menos 2h para que amoleçam bem. Coloque-os em uma tigela com água suficiente para cobrí-los. Passadas as 2h, bata os damascos com a água na qual ficou de molho no liquidificador, até virar uma espécie de purê. Coloque uma colherada sobre cada copinho e sirva. Sua sobremesa light e saborosa está pronta. Dá para comer sem culpa!!

 

Foto: Arquivo Pessoal

Tags:

28. November 2010 01:10

Mais uma dica de decoração!

Várias pessoas comentaram comigo que acharam bacana o post com as dicas de decoração de pratos. Realmente faz toda a diferença poder oferecer uma sobremesa com uma apresentação com "cara" de restaurante; os elogios são inevitáveis!!

Então resolvi postar a fotinho de mais uma super dica de decoração simples de fazer e que, com certeza, vai fazer sucesso na sua cozinha!

Vc precisará de 2 tipos de chocolate (escolha entre o branco, ao leite e amargo), um pouquinho de leite, um saquinho plástico e um palito de dente. Simples assim!

Derreter em recipientes separados os 2 tipos de chocolate escolhidos. Muito cuidado para não queimar o chocolate; se for derreter no microondas, fazer isso aos poucos: programe 30 segundos, desligue o forno, mexa... Coloque mais 10 segundos e repita o processo até que o chocolate esteja totalmente derretido. Quando o chocolate estiver derretido, acrescentar lentamente, mexendo sempre, o leite. A consistência não pode ficar muito líquida; atenção!!

No prato onde será servida a sobremesa, colocar com a ajuda de uma colher um dos chocolates;

 

Usando um saquinho plástico, fazer listras com o chocolate de outra cor;

 

Pegue um palito de dente e, com cuidado, passeo-o como se estivesse cortando as listras;

 

Pronto, sua decoração com cara de restaurante já está prontinha para impressionar a todos!

 

Fotos: Arquivo Pessoal

Agora é só colocar um pedaço de bolo, uma bola de sorvete ou mesmo uma porção de frutas cortadas e esperar pelos elogios que certamente virão!

Tags: